segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Amigo do cão - CUIDADO -



"Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o tolo que reitera a sua estultícia." Pv. 26:11

Quantas vezes já não lemos em bares, restaurantes, padarias e em traseira de caminhões a seguinte frase: "mais vale ter um cão amigo, do que um amigo cão."

Nas Escrituras Sagradas, notamos a citação deste personagem doméstico a partir de Ex.11.7 "Mas contra os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, nem contra homem nem contra animal; para que saibais que o Senhor faz distinção entre os egípcios e os filhos de Israel."

Deus utiliza-se dos costumes da humanidade, como o hábito de criar cães em casa e até em apartamentos, para falar com Seu povo e volta a fazê-lo nos nossos dias através deste boletim.

Notamos que um cachorro domesticado quando chega o seu dono, ele põe-se a correr ao seu encontro, o que nós humanos, seres pensantes, não fazemos, em nossos relacionamentos, seja conjugal, entre pais e filhos ou entre amigos e irmãos em Cristo. Agimos com indiferença como se nada tivesse acontecido, não sabemos como demonstrar nosso amor e o cão num simples gesto, nos ensina que esta atitude pode dar, resultado positivo.

Outra atitude de um cão é que as vezes um simples rosnado resolve a situação, não sendo necessário morder. Nas Escrituras está escrito que podemos irar, mas não devemos pecar. Está escrito ainda em Pv.26.17 que "o que, passando se mete em questão alheia, é como aquele que toma um cão pelas orelhas." Sabe o que isto significa, se cada um cuidar de seus próprios assuntos, dificilmente levarás uma mordida.

Seja leal, o cão é considerado o melhor amigo do homem, por que em qualquer situação de perigo, o cão defenderá seu dono, rosnando, atacando o inimigo, diferente do gato que vai se esconder e depois vem com a maior cara lavada, se esfregar como que pedindo carinho. O cão demonstra uma amizade verdadeira e não aceita imitações. Em Rm. 12.9 ensina que o amor não deve ser fingido.

Quando alguém estiver nervoso, ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar, para ajudar, para ouvir, para demonstrar fidelidade. Há amigos mais chegados do que Irmão, por que age como o cão que fica parado, olhando e não diz nada, te observa e fica do seu lado.

Cenas muito comuns na Cidade de São Paulo é um carroceiro ou catador de papéis sempre acompanhado de seu cachorro, com quem ele conversa, divide sua comida e independente da condição financeira, está sempre fiel ao seu lado.

Quanto ao versículo inicial, Deus estava dando uma lição, que assim como um cão que vomita e depois se põe a lamber seu próprio vômito, assim é todo aquele que depois de liberto do mal e do vício, curado do pecado, volta a praticar as mesmas obras que antes fazia na ignorância, mais agora o faz com entendimento.

Deus quer de nós transformação de caráter e mudança de hábito, conversão verdadeira. Deus quer ter conosco um relacionamento de amigo, pois Ele diz, que já não nos chama mais de servo e sim de amigo e em João 15 está escrito que aquele que tem Seus mandamentos e os guarda, estes são os que O ama e Ele promete retribuir o amor dividindo conosco o amor do Pai e manifestar-se-á em nós.

O contrário acontece com aquele que procura a amizade do mundo, alcançando assim a inimizade de Deus. (Tiago 4.4)

Aquele que assume um compromisso com Deus, e crê Nele, como o fez Abraão, Ele promete e cumpre (Tiago2.23 E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.) Suas promessas como no início citado em Ex.11.7.

Aprenda mais uma lição com este e-mail que recebi de autor desconhecido:

Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: - Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!

O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando: - "Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!"

Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre, furioso, diz: - Cachorro maldito! Vai me pagar! O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. - "Ah, macaco traidor! O que faço agora?" pensou o cachorrinho. Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz: - Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!

"EM MOMENTOS DE CRISE SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO."
Albert Einstein

Que Deus Te abençoe.
Fonte: Marcos da Silva
Criada: 23/08/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário