terça-feira, 26 de outubro de 2010

OS CINCO IMPERATIVOS DO CRISTÃO



OS CINCOS IMPERATIVOS DO CRISTÃO
“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.”
I Coríntios 16:13,14

No término de sua primeira carta à igreja de Coríntios, o apóstolo Paulo expõe cinco imperativos exortativos a vida cristã, que seriam como que um resumo de princípios cristãos que norteariam as relações de vida de um homem de Deus.

As quatro primeiras são dirigidas a um exército espiritual, postado num campo, em meio à batalha. Os crentes sofrem a oposição de adversários espirituais, do lado de fora e do lado de dentro, e precisam estar em posição de alerta em atitude de constâncias, mostrando-se corajosos e firmes.

Os quatro primeiros imperativos são dirigidos respectivamente, contra a falta de atenção, contra a inconstância, contra as criancices (imaturidade) e contra a debilidade moral dos Coríntios.

Também serve de reflexão profunda para a igreja dos últimos dias, afim de não cairmos nos mesmos pecados da igreja carismática de Coríntios.

Serve de reflexão pessoal: “como tenho agido como cristão e de como está meu progresso na vida com Deus?”.

O que é imperativo? É uma expressão de ordem, é uma exortação, uma necessidade imperiosa.
1º) IMPERATIVO: SEDE VIGILANTES

A vigilância é uma das sete bem-aventuranças de Apocalipse. No grego significa: vigiar; manter-se alerta; cuidar; velar; está de sentinela; zelo diligente; mandamento para ação habitual.

O estado de alerta espiritual é assim ordenado a nós. Está em foco o crente que percebe e evita o mal, mas abraça o bem. Os crentes de Coríntios tinham se mostrado dormente, e muitos erros os haviam alcançado. I Coríntios 15:34

“ Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”. Apocalipse 16:15

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” Mateus 24:42

Portanto, muito mais vigilantes devemos nos mostrar, em tudo aquilo que pertence a Jesus Cristo, para que seja derrotado o inimigo, não permitindo que ele tire vantagens de nós.

Vigiai… Porque a batalha é incessante, e a vigilância precisa ser também incessante. Ora, a vigilância de espírito consiste disso, quando livres e desembaraçados das preocupações mundanas, meditamos sobre as coisas de Deus.

Cinco focos básicos que devemos centrar na vigilância:

1. Vigilâncias contra o mal. 2.Vigilância pela oportunidade de receber o bem.3. Vigilância pela oportunidade de fazer o bem..4. Vigilância pelos irmãos, em amor cristão. 5. A vigilância para que ninguém nos desvie da crença e da unidade do evangelho.

Cinco cousas que devemos vigiar: 1. Olhos; (o que você ver) 2. Ouvido; ( o que você ouve) 3. Boca (o que você fala); 4. Mãos ( o que você faz) 5. Pés. (o lugar por aonde andas)
2º IMPERATIVO: PERMANECEI FIRME NA FÉ.

É desconsiderar aqueles que querem nos desviar da fé com falsos ensinos e palavras insensatas. Todo àquele que nos debilitam a fé devemos nos afastar.

A fé é aqui uma alusão evangelho como todo, conforme Paulo o anunciava, bem como àqueles elementos que o apóstolo acabara de mencionar, nos quais são porções cardeais do evangelho. O soldado cristão precisa postar-se em defesa de sua fé, porque essa é a razão pela qual ele é um soldado. Não pode haver deserções. Os crentes de Corinto, entretanto, corriam esses perigos. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” I Coríntios 10:12

Permanecer firme não obstante as lutas e tribulações do dia a dia. È ser estável, ter caráter; firme de propósitos; rocha inabalável.

Fé é crer e confiar; fé é contemplar o invisível; é ver o que Deus vai nos dar amanhã. Firmeza na fé é está firmado em Jesus. “ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1
3º IMPERATIVO: PORTAI-VOS VARONILMENTE

Varonil: valoroso, valente, corajoso, heróico, audacioso. Postar heroicamente. Agir e proceder de forma heróica.

Literalmente: “ Sede másculo “. Isto é, “Agi como homens autênticos.” Deuteronômio. 31:6; Gênesis 17:1

Trata-se da coragem de sermos o que devemos ser, de fazermos o que devemos fazer. Não podemos permitir que as pressões do mundo e da carne enfraqueçam nossa resolução de seguir fielmente ao Senhor Jesus.

Em suma: os cristãos de Coríntios não deveriam ser crianças na fé; sempre precisando de ajuda alheia a fim de sobreviverem aos assédios do inimigo. Antes deveriam ser suficientemente fortes para resistir aos falsos mestres, continuando a ser verdadeiros discípulos de Cristo, conforme lhes fora anunciado na pregação do Evangelho.

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” Deuteronômio 31:6
4º IMPERATIVO: FORTALECEI-VOS

Significa “ robustecer-se. Fazer exercício, esforço, esse fortalecimento depende de você para tornar-se forte.

Não somente “varonis”, mas também poderosos. Deveriam aprender a obter domínio em seu andar cristão. Deveriam aprender a serem gigantes entre os crentes, como estrelas de primeira grandeza, no esplendor que cerca a cabeça coroada do Senhor.

Treinamento através da oração, leitura, jejuns, vigília. Fortalecer significa edificar no amor; com; para; pelo amor.

Termos consciência de que o que temos não vem de nós, mas de Deus.
5º IMPERATIVO: FAZEI TODAS AS VOSSAS OBRAS COM AMOR

Verbo transitivo: ‘fazei…’‘Todas’: pronomes indefinidos. Em cada obra devemos fazer com amor, sendo fiel em cada obra, seja grande ou pequena. ‘ Ser fiel no pouco ’

Temos aprendido que nem mesmo os dons espirituais são coisa alguma sem o amor cristão. Sua função e valor só podem tornar-se concretos através do poder benéfico e capacitador do amor.

O serviço cristão, pois, ainda que seja poderoso, nada representará a menos que seja efetuado com a motivação correta, visando aos propósitos certos, apontando para alvos apropriados.

Dificilmente existe algum problema humano que o amor não possa solucionar uma preocupação que o amor não alivie; uma carga que não possa suportar. Cristianismo sem amor não existe. O amor é à base de resoluções de todos os problemas humanos.

“ Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” 1 Pedro 4:8
Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário